Padrões de codificação de caracteres

               Padrões  de codificação de caracteres

  Como finalizámos a subunidade sobre a multimédia vamos, com esta publicação, iniciar a subunidade acerca do Texto.

  Com isso vamos começar por indicar os padrões de codificação de caracteres.

  Os computadores só trabalham com números. Qualquer outro tipo de informação precisa de ser representada por números para ser processada por computadores. Texto é um desses outros tipos de informação que precisa de uma representação numérica.

  Palavras e frases no texto são criadas a partir de caracteres. Exemplos de caracteres incluem as letras latinas, os ideogramas chineses ou ainda os caracteres Devanagari. 







 
  Uma codificação de caracteres é um padrão de relacionamento entre um conjunto de caracteres (como letras do alfabeto ou código Morse) e um conjunto de qualquer outra coisa, no caso de um computador relacionam-se com um conjunto de números binários.
 Para isso são utilizados vários repertórios de caracteres, como por exemplo
  


  •  Ascii que é um código de padrão Americano para o intercâmbio de informação, tratando-se de um código binário que codifica um conjunto de 128 sinais: 96 sinais gráficos (como letras do alfabeto, sinais matemáticos etc) e 32 sinais de controlo. Podem ter acesso a um exemplo de tabela de código Ascii analisando a imagem acima.





  • Unicode é um padrão que permite aos computadores representar e manipular, de forma consistente, texto de qualquer sistema de escrita existente. Este padrão consiste em mais de 107 mil caracteres, um conjunto de diagramas de códigos para referência visual, entre outras coisas. Este padrão de codificação consegue codificar praticamente todos alfabetos, ao contrário do ascii que apenas padronizava um. De seguida apresentamo-vos um exemplo de uma tabela de codigo Unicode.









Bibliografia:  http://cantinhodointeresse.blogspot.com/2015/10/padroes-de-codificacao-de-caracteres.html

Comentários

Mensagens populares deste blogue

QR Code

Ergonomia

Bola mágica