Cor


Cor

Para os sistemas gráficos reproduzirem as cores é necessário criarem-se modelos que as representem, tendo em conta a natureza do olho humano, da luz e da cor. Assim, o objetivo de um modelo de cor é oferecer a especificação de cores de uma forma standard, utilizando um sistema de coordenadas na qual a cor é representada por um ponto.

  • Pixel
 O pixel é a menor unidade de uma imagem digital. Aliás, o termo provém da contração da expressão picture elemen ("elemento da imagem", em inglês). Se utilizarmos o volume máximo numa foto digital, vermos que ela é formada por vários quadradinhos - os pixels. A cor de cada pixel é fruto da combinação de três cores básicas: vermelha, verde e azul. cada uma dessas três cores possui 256 tonalidades, da mais clara à mais escura, que, combinadas, geram mais de 16 milhões de possibilidades de cores. 
 Os pixels são agrupados em linhas e colunas para formar uma imagem. Uma foto digital de 800x600 pixels, por exemplo, tem na sua composição 800 pixels de largura por 600 de altura, ou seja, é formada por 480 mil pixels, todos do mesmo tamanho.
 Quanto maior o número de pixels, maior o volume de informação armazenada. Noutras palavras, quanto mais pixels uma imagem tiver, melhor será a sua qualidade e, assim, mais fiel ela será ao objeto real.



  • Resolução
Resolução de uma imagem ou "dpi" ("dots per inch", ou também chamado de "ppi" ou "pixels per inch") é o termo utilizado para descrever o número de pixels contidos numa imagem.
Assim sendo, a resolução pode definir-se como um conjunto de quadradinhos (pixels) numa determinada imagem. E quantos mais quadradinhos (pixels) tiver uma imagem, mais qualidade esta terá.
A qualidade de uma imagem será, assim, dada com base em dois aspetos, a quantidade de pixels por polegada e o número de pixels na horizontal e na vertical (tamanho da imagem).





  • Profundidade de cor
A profundidade de cor ou profundidade de bits é o que quantifica quantas cores únicas estão disponíveis na paleta de cores de uma imagem em termos do números de 0's e 1's, ou "bits", que são utilizados para especificar cada cor.
Isso não significa que uma imagem necessariamente utiliza todas essas cores, mas sim que pode especificar as suas cores usando este nível de precisão.
Para uma imagem em tons de cinza, a profundidade de bits quantifica quantas gradações únicas de cinza estão disponíveis. Imagens com profundidade de bit maiores podem representar mais tons ou cores uma vez que existem mais combinações de 0's e 1's disponíveis para representá-las.







  • Tamanho do ficheiro

O tamanho digital da imagem é medido em kilobytes (kB), megabytes (MB) ou gigabytes (GB) e é proporcional às dimensões dos pixels. As imagens com um maior número de pixels podem produzir um maior detalhe num dado tamanho de impressão, mas requerem maior espaço em disco para serem gravadas e são mais lentas na edição e impressão.
Um factor que afecta o tamanho do ficheiro é o seu formato. De acordo com os diferentes métodos de compressão, os tamanhos das imagens variam para a mesma dimensão dos pixels, caso se tratem de imagens GIF, JPG, JPEG ou PNG. O tamanho do ficheiro de uma imagem depende ainda da profundidade de cor (bit-depth) e dos número de camadas e canais da imagem. Quando digitaliza ou importa uma imagem, poderá desejar ajustar o seu tamanho. Para isso, os programas de edição de imagem mostram uma caixa de diálogo na qual pode-se ajustar as dimensões em pixels, e as dimensões da impressão e a resolução da imagem.



  • Modelo RGB

O modelo RGB é um modelo aditivo que permite exibir imagens de cor em monitores. Descrevem as cores como uma combinação de três cores primárias, que não resultam da mistura de nenhuma outra cor: vermelho (Red), verde (Green) e azul (Blue).
Uma cor no modelo de cores RGB pode ser descrita pela indicação da quantidade de vermelho, verde e azul que contém, representando-se por um conjunto de valores numéricos que pode variar entre o mínimo (completamente escuro ou preto) e o máximo (branco). 









  • Modelo CMYK


O modelo CMYK é um modelo constituído a partir do modelo CMY em que foi acrescentada a cor preta (black). O modelo CMY é um modelo subtrativo, descrevendo as cores como uma combinação das três cores primárias de impressão ciano (Cyan), magenta (Magenta) e amarelo (Yellow). A cor preta foi adicionada ao modelo por ser mais fácil a sua obtenção quando impressa em papel do que recorrendo à mistura de cores, e esta resulta da sobreposição das cores primárias (ciano, magenta e amarelo). 
O modelo CMYK baseia-se na forma como a Natureza cria as suas cores quando reflete parte do espectro de luz e absorve outros. Daí ser considerado um modelo subtrativo, visto que as cores são criadas pela redução de outras da luz que incide sobre a superfície de um objeto.
O modelo CMYK é utilizado na impressão em papel. Esta assenta na sobreposição de camadas de tinta de ciano, magenta, amarelo e preto, representando as áreas brancas a inexistência de tinta e as áreas escuras uma concentração de tinta.










  • Modelo HSV



O modelo HSV é definido pelas grandezas tonalidade (Hue), saturação (Saturation) e valor (Value). A tonalidade ou matriz é a cor pura com saturação e luminosidade máximas (ex: amarelo, laranja, verde, etc.) que se exprime num valor angular entre 0º e 360º. A saturação indica a maior ou menor intensidade da tonalidade, ou seja, se se trata de uma cor esbatida (cinzenta) ou forte (pura) e exprime-se num valor percentual entre 0 e 100%. Uma cor saturada ou pura não contém a cor preta nem a branca.
O valor traduz a luminosidade (luz refletida) ou o brilho (luz emitida) de uma cor, ou seja, se uma cor é mais clara ou mais escura, indicando a quantidade de luz que a mesma contém. Por outras palavras, esta grandeza indica a quantidade de preto e exprime-se num valor percentual entre 0 e 100%. Assim, a tonalidade e a saturação são elementos de crominância e a luminosidade e o brilho são elementos da luminância.








  • Modelo YUV

modelo YUV guarda a informação de luminância (perceção da luminosidade e do brilho) separada da informação de crominância ou cor (tonalidade e saturação)ao contrário dos modelos RGB e CMYK, que em cada cor inclui informação relativa à luminância, permitindo por isso ver cada cor independente da outra. Assim, este modelo define-se pela componente luminância (Y) e pela componente crominância ou cor (U=blue-Y e V=red-Y).Com o modelo YUV é possível representar uma imagem a preto e branco utilizando apenas a luminância, reduzindo, assim, a informação que seria necessária caso se utilizasse outro modelo. Este modelo permite  permite uma boa compreensão dos dados, uma vez que permite que alguma informação de crominância seja retirada sem implicar grandes perdas de qualidade da imagem.



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Bibliografia:   https://focusfoto.com.br/conheca-profundidade-de-cor/
                       http://dfmesteves.blogspot.com/2012/11/modelo-yuv.html
                       https://paginas.fe.up.pt/~ee03037/tmp/api11/imagem_resol.pdf

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