Imagem digital

Imagem digital


O que é uma imagem?







É uma pergunta talvez estranha. Todos sabemos o que é a imagem e facilmente reconhecemos a importância das imagens no mundo de hoje. É  precisamente por causa da sua omnipotência que nos pareceu interessante colocar esta questão e voltar à sua definição elementar. Uma das mais antigas definições de imagem, dada por Platão, esclarece-nos:

       
        "Chamo imagens em primeiro lugar às sombras, em seguida aos reflexos que vemos nas águas                                                               ou à superfície dos corpos opacos, polidos e brilhantes e todas as representações deste género"


No fundo uma imagem não é nada mais do que uma representação de qualquer coisa.

Digital, por sua vez, é aquilo que é relativo aos dedos, ainda que actualmente o conceito seja usado no âmbito da tecnologia em referência à representação de informação de modo binário (em dois estados).
Estas definições permitem-nos indicar que uma imagem digital é qualquer representação bidimensional construída a partir de uma matriz binária (composta de uns e de zeros). 

Este tipo de imagem  pode ser criado de variadas maneiras, entre elas estão:
  • Utilizar um  dispositivo que trata da conversão analógica-digital. É o caso de uma câmara fotográfica digital. Com uma câmara deste tipo, uma pessoa pode tirar uma imagem e guardá-la em formato digital.



  • Através de uma software: com um programa básico como o paint, é possível fazer um desenho com a ajuda do rato e criar uma imagem digital.


Cor
Cor é a impressão que a luz refletida ou absorvida pelos corpos produz nos olhos. A cor branca representa as sete cores do espectro: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta. A cor preta é a inexistência de cor ou ausência de luz.




As cores possuem diferentes significados que variam entre diferentes culturas. Na cultura ocidental, as cores estão relacionadas com as emoções do ser humano. Também podem assumir diferentes funções, por exemplo, através das cores padronizadas dos semáforos.
Um mundo preto e branco não tem o mesmo efeito quando colorido.  As cores estão relacionadas aos sentimentos, acontecimentos, objetos e, por tudo isso, têm o poder de nos despertar emoções.


Depois de a luz atravessar a íris e ser projetada na retina, é feita a interpretação das cores pelo cérebro humano. Os olhos são os sensores de toda a visão, que pode ser do tipo escotópica ou fotópica.
A visão escotópica é garantida por um único tipo de bastonetes existentes na retina. Estes não detetam a cor, sendo apenas sensíveis ao brilho. Isto significa que são sensíveis à luminosidade, mas não aos comprimentos de onda da luz visível. 
A visão fotópica é assegurada por um conjunto de três tipos diferentes de cones existentes na retina. São sensíveis à cor e, por isso, aos comprimentos de onda da luz visível.



"Uma imagem vale mais do que mil palavras"




Recorre-se à frase acima, do filósofo chinês Confúcio, quando se pretende reforçar o poder da comunicação através das imagens e a ideia de que por vezes é mais fácil passar uma mensagem visualmente, em vez de recorrer às palavras.
Diante de uma pintura ou de uma fotografia, por exemplo, cada um de nós irá decidir se vale ou não mais do que mil palavras, como que a definir o seu ‘preço simbólico’. Fazemos a nossa leitura, a nossa análise e, com mais ou menos independência face ao objeto, definimos qual o seu significado. Reconhecemos o que esse objeto nos faz sentir, pensar e quais os elementos decisivos para a nossa avaliação. Podemos interpretar uma imagem como quisermos, assimilá-la rápida ou demoradamente, ‘consumi-la’ a bem ou a mal, de acordo com as nossas referências pessoais e com a disposição do dia, sempre subjetivamente.
Diante das palavras, a brincadeira é ligeiramente diferente. A partir de um texto, longo ou sucinto, somos convidados a ‘ilustrá-lo’. Cabe-nos criar na nossa cabeça a imagem ou as imagens que lhe correspondem, a compor cenários, geografias, a recheá-los com personagens. E podemos acrescentar tantos detalhes quanto quisermos. Afinal de contas, a imagem é nossa. 
Mas fica sempre algo por dizer certo? Nenhuma combinação de palavras, por mais esforço que se imponha na tarefa, pode substituir o inegável poder de uma imagem...

E sem dizer nada, despedimo-nos com esta imagem. Até à próxima publicação!









Bibliografia
https://conceito.de/imagem-digital
                      https://iconline.ipleiria.pt/bitstream/10400.8/566/1/art4.pdf

                      https://www.significados.com.br/cor/
                      https://pt.wikipedia.org/wiki/Cor                                                                                                             http://dm4brasil.com/index.php/blog/uma-imagem-vale-mais-que-mil-palavras

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

QR Code

Ergonomia

Bola mágica