Tipos de média - texto

Tipos de média - Texto


  O texto constitui a forma mais utilizada de divulgar informação em diversos meios e formatos. 
  O texto em formato digital pode ser criado através de editores de texto, tais como o Bloco de notas do Windows, dando origem a conteúdos não formatados denominados plain text. De outra forma, pode ser criado através de processadores de texto, como o Microsoft Word, dando origem a conteúdos formatados denominados rich text.

  

Fontes tipográficas

        A fonte tipográfica é classificada segundo as suas principais caraterísticas: as serifas, que são pequenos traços e prolongamentos que ocorrem no fim das extremidades das letras e por sua vez, as sem serifa também designadas por grotescas são o oposto das famílias tipográficas com serifa, ou seja, não possuem os traços e prolongamentos nos hastes da letra.

  A classificação de tipo de letras com serifa e sem serifa é considerado como o principal sistema  de diferenciação de letras. Temos como exemplos de fontes com serifa, Times New Roman, Didot, Garamond, Caslon e Bodoni. E para sem serifa temos, Helvetica, Futura, Franklin Gothic, Frutigier, Univers e Optima.




  Tipos de fontes:

  • Fonte bitmapped;
  • Fonte escalada.

   As fontes bitmapped são guardadas como uma matriz de pixeís e, por conseguinte, ao serem ampliadas, perdem a qualidade. São concebidas com uma resolução e um tamanho específicos para uma impressora especifica, não podendo ser escaladas. As cinco fontes bitmapped são: courier, MS Sans Serif, MS Serif, Small e Symbol.

   As fontes escaladas, ao contrário das fontes bitmapped, são definidas matematicamente e podem ser interpretadas para qualquer tamanho que forem requisitadas. Estas fontes contêm informação para construir os seus contornos através de linhas e curvas que são preenchidas para apresentarem um aspeto de formas contínuas, tais como as fontes TYPE1, TRUE TYPE e OPEN TYPE.

  


  • True Type (Times New Roman)

   A Times New Roman é uma fonte tipográfica serifada criada em 1931 para uso do jornal inglês The Times of London. Hoje é considerada um dos tipos mais conhecidos e utilizados no mundo inteiro (em parte por ser a fonte padrão em diversos processadores de texto).O nome (Times of London) faz referência ao jornal (Times) e também a uma releitura das antigas tipografias clássicas (new roman).
   Os desenhos originais foram feitos por Victor Lardent, sob a supervisão de Stanley Morison, no próprio jornal The Times. A fonte passou por um extenso período de aperfeiçoamento e revisão no escritório da Monotype, uma empresa especializada no desenho de tipos.










         Nuvem de Palavras:



                         http://pt.wikipedia.org/wiki/Times_new_roman
                         http://ai-b.blogs.sapo.pt/4330.html
                         http://www.chrdesigner.com/classificacao-das-fontes-tipograficas/ 

                         https://wordart.com/

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Imagem digital