Multimédia


Multimédia

Etimologicamente a palavra multimédia é composta por duas partes:
       Multi vem do latim multus e significa múltiplo ou numeroso.
      Media é o plural da palavra latina medium, que significa meio.


Multimédia é um conceito muito vasto, pelo que é difícil dar uma definição exata, tanto que esta tem sido alterada e repensada ao longo dos tempos.

            “Multimédia designa a combinação, controlada por computador, de texto, gráficos, 
            imagens, vídeo, áudio, animação e qualquer outro meio, pelo qual a informação possa ser
            representada, armazenada, transmitida e processada sob a forma digital, em que existe
            pelo menos um tipo de média estático (texto, gráficos ou imagens) e um tipo de média 
            dinâmico (vídeo, áudio ou animação).”
                                                                          Fluckiger, 1995 e Chapman & Chapman, 2000






  • Tipos de media

Podemos distinguir os tipos de media quanto à sua natureza espácio-temporal e quanto à sua origem em media capturados (vídeo, áudio, fotografia) e media sintetizados (texto, gráfico, animação).  
      
       - Quanto à sua natureza espácio-temporal os media podem ser considerados como sendo estáticos ou dinâmicos. Os estáticos representam um grupo de elementos de informação que são independentes do tempo. Alteram apenas a sua dimensão no espaço como, por exemplo, textos, imagens e gráficos. enquanto que os dinâmicos referem-se aos tipos de informação multimédia. cuja apresentação exige uma reprodução contínua à medida que o tempo passa, como por exemplo o áudio, vídeo e animação;
 

          - Quanto à sua origem, podemos classificar os media como sendo capturados ou sintetizados. Os capturados são aqueles que resultam de uma recolha do exterior para o computador como, por exemplo, o vídeo, áudio e a fotografia, enquanto que os sintetizados são aqueles que são produzidos pelo próprio computador através da utilização de hardware e software específicos como, por exemplo, o texto, o gráfico e a animação.





  • Modos de divulgação de conteúdos multimédia 
            - Online - disponibilidade de uso imediato dos conteúdos multimédia. Esta pode ser efectuada através: da utilização de uma rede informática local ou de um conjunto de redes (World Wide Web); e da divulgação de conteúdos multimédia, através de monitores ligados a computadores que não estão ligados a redes informáticas, cujos dados estão armazenados em disco.

                - Offline - A divulgação é efectuada através de suportes de armazenamento. 




                        http://tiposdemedia.blogspot.com/
                        http://multimedia-marta.blogspot.com/2010/01/tipos-de-media.html


Comentários

Mensagens populares deste blogue

QR Code

Ergonomia

Bola mágica